domingo, 5 de abril de 2015

O desabafo de Izabella Teixeira sobre o sensacionalismo do Imazon acerca dos dados de desmatamento na Amazônia

Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, saiu da inércia sobre os dados pirotécnicos do divulgados pela ONGs Imazon sobre o demstamento na Amazônia. Desde que o desmatamento começou a cair há dez anos o Imazon começou a soltar dados alardeando aumentos nas taxas que nunca se confirmam no final do ano quando a taxa oficial é calculada. Publicamos aqui um post (veja aqui) explicando porque ONGs como o Imazon dependem dessas alarmes falsos para manter seus orçamentos.

A postagem da nossa página do Facebook alcançou mais de 60 mil pessoas.

O desmatamento de florestas na Amazônia brasileira está em queda há DEZ anos. Apesar disso, os jornais do sul, pautados...
Posted by Desambientalismo on Sábado, 21 de março de 2015

O movimento ambientalista sempre relutou em criticar os dados do Imazon por considerar fogo amigo criticar ONG. Enquanto isso os ambientalistas pouco responsáveis da ONG continuam desqualificando os dados oficiais de desmatamento produzidos pelos pesquisadores do Inpe sem nenhum escrúpulo.

Na semana passada, em uma corajosa entrevista, a Ministra do Meio Ambiente desabafou. "É preciso separar com clareza o que é conhecimento técnico-científico do que é ‘especulação’. A metodologia do Inpe é reconhecida mundialmente. A do Imazon não. Em 2013, o Imazon errou em 228% na previsão de desmatamento. Estimou aumento de 92% no corte raso do bioma. A taxa Prodes, no entanto, constatou percentual bem menor, equivalente a 28%". Em uma longa entrevista ao portal Ecológico, Izabella Teixeira.

Veja aqui a íntegra da entrevista: O desabafo de Izabella

A foto é de Valter Campanato, da Agência Brasil.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...