sábado, 2 de maio de 2015

Existe desmatamento moral? São Paulo, as APPs da Billings e o Parque dos Búfalos

Uma área verde de 830 mil metros quadrados, conhecida como Parque dos Búfalos, está sendo disputada entre a Prefeitura de São Paulo e moradores vizinhos ao local. A prefeitura pretende construir 3.860 apartamentos do Programa Minha Casa Minha Vida, um mega complexo habitacional. Os moradores querem que área, que fica ao lado da represe Billings, na Zona Sul de São Paulo, continue sendo um parque ecológico. Quem vencerá essa disputa?

Um grupo de cerca de 150 pessoas ocupou na semana passada e começou a desmatar o local. Fotos enviadas por frequentadores mostram um clarão na mata. No local, a Polícia Ambiental encontrou árvores derrubadas, um rolo de lona e enxadas deixadas para trás. “Eles vieram, ficaram aproximadamente uma semana e destruíram as árvores”, diz o engenheiro Cláudio Mils, frequentador do espaço.

No dia 1º de abril a prefeitura obteve uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo autorizando o desmatamento do parque e a construção de moradias populares ao lado da represa Billings. Cerca de 14 mil pessoas serão beneficiadas pela construção do terreno.

Segundo a gestão do prefeito Fernando Haddad, o conjunto habitacional vai ocupar 30% da área e o restante irá virar um parque municipal, com a preservação de todas as nascentes. A administração municipal afirma que serão construídas creches e unidades de saúde especializadas no local. Outro argumento da prefeitura é que não haverá aumento da população, mas uma realocação de famílias que foram removidas de áreas de risco na região.

Veja outro exemplo da mesma hipocrisia:

Por que os ambientalistas protestam contra barragens na Amazônia, mas aceitam barragens no Rio de Janeiro?

Posted by Desambientalismo on Domingo, 8 de março de 2015

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...