sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ibama emite R$ 4,3 milhões em multas durante operação de combate ao desmatamento no Paraná

O Ibama finalizou a Operação Mata Viva 2015, destinada a combater o desmatamento na região Centro-Sul do Paraná. A operação durou doze dias e contou com a participação de 19 servidores federais, entre fiscais e equipe de apoio.

A região onde ocorreu a operação concentra remanescentes de floresta de araucária no estado, a qual possui aproximadamente 0,8% da cobertura originalmente ali encontrada.

As equipes do Ibama lavraram 25 autos de infração devido ao desmatamento sem autorização e descumprimentos de embargos, totalizando R$ 4,3 milhões em multas ambientais e mais 300 (trezentos) hectares embargados. As infrações cometidas em áreas anteriormente embargadas pelo órgão federal culminaram com a apreensão de dois caminhões, três tratores, uma carregadeira florestal e uma colheitadeira agrícola.

A fiscalização flagrou a exploração ilegal de espécies protegidas, como araucária e imbuia, ocorrendo a apreensão de 77 m³ de madeira dessas espécies, 105 estéreos de lenha e 27 metros de carvão vegetal nativo, todos explorados sem autorização.

“Devido ao planejamento prévio realizado e aos recursos disponibilizados, esperávamos resultados expressivos dessa operação. A equipe de fiscalização executou um plano de ação bem elaborado e os números mostram que ainda é necessária nossa contribuição no enfrentamento ao desmatamento de espécies ameaçadas no Paraná”, esclareceu Vinícius Freire, superintendente-substituto do Ibama no estado.

Texto e foto da Ascom/Ibama

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...