quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cidade do Maranhão se revolta contra ação Ibama

Populares do município maranhense de Buriticupu se revoltaram hoje contra a atuação do IBAMA na região, e interditaram a BR 222 na manhã dessa quinta feira (9) no perímetro urbano da cidade que fica a 420km de São Luís. Trata-se de um protesto contra o IBAMA que tem queimado veículos suspeitos de serem utilizados em ações ilegais. Não ha o devido processo legal, não há garantina do contraditório, não há nada. Basta a suspeita de que um determinado veículo seja usado contra a floresta amazônica que os fiscais abordam e incendeiam o mesmo. Seis caminhões e um trator descarregados e fora da área de preservação foram queimados pelo Ibama na região nos últimos dias. A interdição deve durar um período de 24hs.

Buriticupu fica em uma das regiões mais pobres do Maranhão. A economia local gira em torno da exploração madeireira ilegal. O problema não é o Ibama combater a atividade ilegal. O problema é o combate à atividade ilegal sem a criação de coondições para que o município sobreviva. Pior, ainda é forma truculenta e abusiva como agem os fiscais, como se fossem Deuses donos de poder absoluto.

Enquanto o Ibama senta o cacete nos amazônidas, paulistas fazem trasposição de água entre bacias hidrográficas com obras...

Posted by Desambientalismo on Sexta, 10 de julho de 2015
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...